domingo, 8 de março de 2009

Acolhimento e Avaliação

Acolher o educando é básico para proceder atividades de avaliação, assim como pra proceder toda e qualquer prática educativa. Sem acolhimento, temos a recusa. E a recusa significa a impossibilidade de estabelecer um vínculo de trabalho educativo com quem está sendo recusado. Acolhimento no sentido de se abrir para receber o outro sem reservas, a disposição de acolher está no sujeito avaliador, e não no objeto da avaliação. O avaliador é o adulto da relação de avaliação, por isso ele deve possuir a disposição de acolher. Não é possível avaliar um objeto, uma pessoa ou uma ação, caso ela seja rcusada ou excluída, desde o início, ou mesmo julgada previamente. Que mais se pode fazercom um objeto, ação ou pessoa que foram recusados, desde o primeiro momento?Nada, com certeza! Imaginemos um médico que não tenha a disposição e acredite que é necessa´rio acolher seu paciente, no estado em que está; um empresário que não tenha a disposição para acolher a sua empresa na situação em que estiver;uma mãe ou um pai que não tenha a disposição de acolher um filho ou filhas em alguma situação embaraçosa em que se encontra, um aluno que o professor ao vê-lo já pensa que ele é do tipo que dá trabalho, não vai mudar e deve ser fraquinho. Ou um de nós sem disposição para nos acolhermos a nós mesmos no estado em que estamos. Então para é preciso nos despirmos e acolhermos antes de pensarmos em avaliar.
Avaliar, é um ato pelo qual, através de uma disposição acolhedora, qualificamos alguma coisa (um objeto, ação ou pessoa), tendo em vista, de alguma forma que tomar uma decisão sobre ela.
Quando atuamos junto a pessoas, a qualificação e a decisão necessitam ser dialogadas. O ato de avaliar não é um ato impositivo, mas sim um ato dialógico, amoroso e construtivo. Desse modo, a valiação é um auxiliar de uma aprendizagem melhor, mais rica e mais plena, desde que constata, qualifica e orienta possibilidades novas e, certamente, mais adequadas, porque estão assentadas nos dados do presente.

Tirado do texto " O que é mesmo a ato de avaliar a Aprendizagem? de Cipriano Carlos Luckesi

2 comentários:

  1. Parabéns Mara e Rosana!
    Adorei o artigo.
    Beijos.
    Fátima.

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  2. Meninas,
    estamos muito felizes por termos conseguido visualizar o blog de vocês. Está muito interessante, continuem blogando.

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